Nesta terça-feira, 24/10, a União Nacional dos Movimentos por Moradia Popular (UNMP), ao lado de outros movimentos sociais organizados, convocou um ato em Brasília para cobrar a maior efetividade do programa Minha Casa Minha Vida – Entidades. A manifestação sairá da Câmara dos Deputados às 14h e caminhará até o Ministério das Cidades. 

O protesto reúne organizações de alcance nacional como CMP (Central de Movimentos Populares), CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores), MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), MNLM (Movimento Nacional de Luta por Moradia) e MTD (Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos). 

MAIS INVESTIMENTO 

Além da retomada das obras já contratadas, interrompidas depois do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), os movimentos pedem mais investimentos para o MCMV-Entidades, redução da burocracia para cadastrar novos projetos, retomada do Conselho das Cidade e convocação da sua  6a. Conferência Nacional. 

Segundo a Coordenadora da União, José de Abrão, apenas no último processo de cadastramento de projetos, encerrado no início do mês de outubro, foram registrados projetos que somam cerca de 77 mil unidades habitacionais. Os empreendimentos deste modelo do programa atendem famílias que ganham até dois salários mínimos, a chamada Faixa 1. 

“O número gigantesco de projetos cadastrados nos dá a dimensão do prejuízo que a população mais pobre sofreu com a paralisação do programa nos últimos anos. O orçamento previsto para 2024 é o mesmo deste ano,  de R$ 1,5 bi, para entrega de apenas 16 mil unidades”, explicou o coordenador. “Nosso objetivo é turbinar ainda mais o programa MCMV-Entidades para permitir acesso a moradia para quem mais precisa”, resume Abrão. 

Ato em Brasília

Quando: Terça-feira, 24/10/2023

Horário: 14h

Ponto de encontro: Câmara dos Deputados – Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes Brasília – DF rumo ao Ministério das Cidades (BlocoE)

Contato de Imprensa:

11-985487374