Entidades filiadas à União no meio rural construirão mais de 3.000 casas em nove estados.

A União Nacional por Moradia Popular (UNMP) teve 164 propostas selecionadas para o  programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) para o ciclo 2003/2024.  O anúncio foi feito pelo governo federal no último dia 10/04 e prevê a construção de 112,5 mil moradias nas modalidades Entidades e Rural.

Entre as propostas qualificadas, estão a construção de  9.168 unidades habitacionais para o meio urbano e 3.013 para o ambiente rural.

O anúncio do primeiro ciclo do MCMV Entidades e Rural foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Esplanada do Planalto, em Brasília, com a presença de Ministros e do seu vice, Geraldo Alckmin. Também estavam presentes lideranças da UNMP de todo o país. 

Os projetos da UNMP atendem a Faixa 1 do programa que inclui a população rural com renda bruta familiar anual até R$ 31.680,00, que mais necessita de financiamento. 

A UNMP foi a terceira entidade a apresentar o maior número de propostas para a modalidade. Segundo o secretário rural e coordenador da UNMP no Maranhão, Osmundo Neves, a União tem dois assentos no Comitê Gestor do Ministério das Cidades que trata do MCMV Rural. “Estamos em nove estados construindo habitação rural, e, para além disso, levando debates sobre regularização fundiária rural, programa de aquisição de alimentos, orientações em comunidades quilombolas para certificação da Fundação Palmares, colaborando com a criação e aprimoramento das políticas públicas para as regiões rurais do país” declarou o secretário. 

Durante o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a parceria de todos para a realização do sonho da casa própria. “Vocês estão fazendo a primeira colheita do primeiro grande lançamento do Minha Casa Minha Vida, porque a primeira fase foi reconstruir casa que estava abandonada. Nós tínhamos 87 mil casas para recuperar. Nós queremos trabalhar em parceria harmônica com prefeitos, governadores, deputados e com movimento social. O que a gente quer se importar é com a qualidade da casa, o espaço do aconchego familiar”, disse o presidente.

Leia mais sobre MCMV- Entidades: https://unmp.org.br/uniao-nacional-por-moradia-tem-24-do-total-de-unidades-do-minha-casa-minha-vida-entidades-anunciadas-pelo-presidente-lula/

Sobre a UNMP 

A União Nacional por Moradia Popular (UNMP) iniciou sua articulação em 1989, a partir do processo de coletas de assinaturas para o primeiro Projeto de Lei de Iniciativa Popular realizado no Brasil, que em 2005 daria origem aos Sistema, Fundo e Conselho Nacional por Moradia Popular. Desde então, a atuação da UNMP se dá nas áreas de favelas, cortiços, mutirões, ocupações e loteamentos, com o objetivo de articular e mobilizar os movimentos de moradia, lutar pelo direito à moradia, por reforma urbana e autogestão, e assim resgatar a esperança do povo rumo a uma sociedade sem exclusão social.

As principais bandeiras de luta da UNMP são o direito à moradia e à cidade, a autogestão e participação popular nas políticas públicas, além da luta pelo fim dos despejos e contra a criminalização dos movimentos sociais.