Foi um luta diária de aproximadamente dois anos. Da para afirmar que é muito mais, iniciou com a coleta das assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para criação do Conselho e do Fundo Nacional de Moradias Populares (Lei 11.124/05), quando o movimento de moradia de todo o Brasil coletou mais de 1 milhão de assinaturas, no final dos anos 80. Com a dedicação e organização de muitos companheiros, militantes, ativistas e simpatizantes da luta pela moradia, em 2005, já no Governo do Presidente Lula, conseguimos implantar o novo Sistema Nacional de Habitação, que deu origem ao Programa Crédito Solidário, ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS e ao Programa Minha Casa Minha Vida -Entidades.
No próximo dia 14 de dezembro de 2010, as 15 horas, na sede da União Por Moradia Popular do Estado do Paraná, a Associação de Moradores A Força de Um Poder Maior, filiada a UMP e a União Nacional Por Moradia Popular – UNMP, assina contrato com a empresa Ornato Arquitetura, para produção de projetos para construção de 400 moradias populares no Município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Os recursos serão do FNHIS, destinados a famílias com renda de zero (0) a três (3) salários mínimos.
É uma vitória da União Nacional Por Moradia Popular (UNMP), da União Por Moradia Popular do Paraná (UMP) e de todas as organizações populares que nestes últimos anos lutaram por Moradia Digna.
A coordenação da UMP e da AMFPM, publicamente agradecem o empenho do Governo do Presidente Lula, da Secretaria Nacional de Patrimônio da União – SPU, da Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades, Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB Paraná, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, Conselho Nacional e Estadual (Paraná) das Cidades, e fundamentalmente a Coordenação Nacional da UNMP e a todos os envolvidos na lupa Por Moradias Populares.