Endereço: Rua Conselheiro Furtado 692, Sala 3 e 5
Cep: 01511-000
Fone : +55 (11) 3664-7812 
Fax: +55 (11) 3822-0090
e-mail : ummsp@uol.com.br
Site : www.sp.unmp.org.br

Coordenadores Nacionais

Donizete Fernandes de Oliveira
Evaniza Lopes Rodrigues
Sidnei Euzebio Pita

Histórico

A UMM foi fundada em 1987 com o objetivo de articular e mobilizar os movimentos de moradia, lutar pelo direito à moradia, por reforma urbana e autogestão e assim resgatar a esperança do povo rumo a uma sociedade sem exclusão social. É uma articulação de movimentos que atuam na área de favelas, cortiços, sem-teto, mutirões ocupações e loteamentos.

Sua atuação iniciou-se pela capital e Região Metropolitana e hoje atinge a outras regiões do estado. Sua forma de organização tem uma forte influência da metodologia das Comunidades Eclesiais de Base, de onde se originam grande parte de suas lideranças. Trabalha-se com grupos de base local, que se articulam regionalmente ou em nível municipal e se fazem representar nas instâncias estadual e nacional do movimento.

Sempre defendendo a proposta autogestionária, o direito à moradia e à cidade e a participação popular nas políticas públicas, a UMM organiza-se em torno desses princípios comuns que se traduzem em reivindicações, lutas concretas e propostas dirigidas ao poder público nas três esferas de governo. Nesse sentido, tem enfrentado as diferentes gestões, ao longo desse tempo, buscando a negociação e a ação propositiva, sem deixar de lado as ferramentas de luta e pressão do movimento popular.

Desse trabalho, resulta a conquista de cerca de 30 mil moradias construídas em mutirão ao longo dessa caminhada, diversas favelas urbanizadas e prédios reciclados para fins habitacionais. Além disso, têm influenciado na construção de programas e legislação habitacional, como atualmente o faz no Plano Diretor que foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo. A UMM participa do Conselho Municipal de Habitação das cidades de São Paulo e Diadema.

ler mais

Coordenação Executiva Estadual

Almir Manoel
André Delfino da Silva
Aparecido Jesus Lima
Aparecido Monteiro da Silva
Gentil Ferreira Pinto
Gerusael Santos Ribeiro
Jose de Abraão
Juliano Ribeiro da Costa
Luis Donizetti da Silva
Marcio Juviniano Barros
Maria de Fatima dos Santos
Maria Izilda Camilo
Olga Luisa Leon de Quiroga
Sidnei Euzébio Nascimento
Sonia Maria Felipe
Valdeci Gomes
Vera Eunice Rodrigues da Silva
Vera Lucia Mauricio Lima
Verônica Kroll

Instâncias da entidade

Encontro Estadual – realizado a cada 2 anos, elege a Coordenação Executiva e define as grandes linhas de atuação e organização da entidade.

Plenária de lutas – mensal, todo o 2º. Sábado do mês, as 14 horas, delibera sobre o plano de lutas e atividades.

Coordenação ampliada – reúne-se semanalmente e organiza as atividades e encaminhamentos da plenária

Coordenação executiva – representa a UMM e é responsável pela sua organização, é eleita a cada 2 anos, no Encontro Estadual

Macro regiões – articulação no Estado que reúne municípios próximos e com caracterí­sticas semelhantes – hoje existem as macro: ABCD, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, Jundiaí e Sudoeste metropolitano.

Secretarias – são articulações temáticas que buscam desenvolver e organizar a atuação da entidade em questões especificas, tais como favelas, cortiçoos, gênero, GLBTT, idosos, etc.

Conquistas

Conquistas da Capital

Conquistas Região ABCD