Este ano, a UMM SP irá levar novas lideranças populares dos movimentos de moradia para conhecer a experiência da Federação Uruguaia de Cooperativas por Ajuda Mútua (FUCVAM). São lideranças de movimentos sem teto, favelas, ocupações que se organizam na luta por políticas públicas de habitação. A visita é um espaço de capacitação e intercâmbio político Sul-Sul. A atividade será de 29 de maio a 2 de junho  de 2019.

A FUCVAM trabalha há quase 50 anos com a produção de moradias por meio da autogestão da ajuda mútua e da propriedade coletiva, tornando-se um marco na política habitacional mundial. Construiu uma lei nacional de habitação e segue na luta pelo direito á moradia e à cidade. Seu modelo baseia-se na ajuda mútua, na autogestão e e na propriedade coletiva. A FUCVAM é protagonista na cooperação com diversos países da América Latina  para o desenvolvimento da proposta nesses países.

A União dos Movimentos de Moradia, há mais de 30 anos, inspirou-se nesse modelo para elaborar sua proposta. Ao longo dessa caminhada, construímos políticas públicas e, programas habitacionais que deram origem à experiência brasileira de autogestão em habitação. São mais de 30 mil moradias construidas com a participação das famílias envolvidas,na definição de seu projeto, parcerias com grupos de assessorias técnicas, gestão da construção, administração dos recursos para a construção da moradia e organização da vida comunitária.

Este ano, queremos voltar ao Uruguai, refazer o caminho da discussão coletiva e reafirmar nossa proposta autogestionária. Neste momento de risco de inúmeros retrocessos na pauta dos direitos no Brasil, é importante resgatas a luta e a resistência.

Para isso, queremos levar 40 novas lideranças de diversos movimentos de moradia para uma vivência junto às cooperativas em Montevidéu,com o objetivo de recuperar a história do cooperativismo de ajuda mútua uruguaio, o modelo e suas atualizações, o sistema de propriedade cooperativa de forma mais detalhada e o formato de financiamento. Vamos visitar experiências de cooperativas antigas e atuais e conhecer a organização da Fucvam e suas ações além do tema da moradia (juventude, cultura, mulheres).

Para apoiar esta visita, estamos fazendo uma campanha de arrecadação de fundos, Participe aqui!

Veja aqui, alguns materiais preparatórios para a nossa visita:

Covisisepuede 1

Covisisepuede 2

Declaración de principios

Gestión cooperativa

que_es_Fucvam