Neste domingo, 25 de abril, aconteceu a cerimônia de assinatura da primeira compra antecipada de terrenos para moradia popular no âmbito do programa Minha casa Minha Vida Entidades, no Brasil. A entidade responsável é o Movimento Sem Terra Leste 1, filiada à União Nacional por Moradia Populares  e atenderá famílias com renda de 0 até R$ 1395,00.

 

O dia de festa começou com um ato religioso de ação de graças, com a presença do Padre Adriano, da região. Em seguida lideranças dos movimentos populares, parlamentares, representantes da Caixa e do Ministério das Cidades destacaram a importância da luta pela autogestão e pela conquista da terra. Na hora da assinatura, representantes das familias e do governo se emocionaram pela conquista obtida.

 

No final, as famílias compartilharam um lanche comunitário em uma banda de reggae animou os presentes.

 

Desde o seu lançamento, uma das maiores dificuldades do programa Minha casa Minha Vida tem sido a viabilização de terrenos bem localizados e com infra-estrutura, a preços compatíveis com os valores disponíveis para projetos habitacionais para baixa renda. A modalidade de “compra antecipada” dá mais agilidade a aquisição de terrenos e foi uma proposta apresentada pelos movimentos sociais ao Programa federal.

.

Serão construídas 396 novas moradias por mutirão com autogestão na Cidade Tiradentes, em 4 prédios com 11 andares cada um, financiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, outra conquista dos movimentos populares. Os apartamentos terão cerca de 54 metros quadrados e o conjunto contará ainda com centro comunitário e área de lazer.

 

As moradias serão construídas através de mutirão, com autogestão, onde os futuros moradores serão os responsáveis pela gestão de toda a obra. A autogestão é uma forma de organização popular que coloca nas mãos dos trabalhadores e trabalhadoras a condução do processo de produção da moradia e também cria comunidades mais fortes e que seguem na luta por seus direitos.

Veja as fotos da cerimonia de assinatura.