O Seminário Nacional sobre Política de Habitação Popular vem enfrentar o desafio de refletir este momento da política pública de habitação, bem como planejar as ações dos movimentos para os próximos 4 anos. Tem também um caráter de formação de multiplicadores que atuam nos 23 Estados filiados à UNMP, com propostas autogestionárias e atuação em instâncias de participação locais.

A atividade visa reunir lideranças populares dos diferentes estados brasileiros num momento de reflexão, formação, integração, troca de experiências e desenvolvimento de sentimento de pertença.
O Seminário Nacional sobre Política de Habitação Popular

está destinado à formação cultural, política, e técnica de nossos quadros comprometidos em fortalecer políticas de fomento ao setor cooperativo autogestionário, sustentadas nas práticas autogestionárias coletivas e solidárias historicamente desenvolvidas no continente pelo movimento popular.
– Refletir com lideranças populares temas da política nacional de habitação
– Ampliar o debate sobre a autogestão habitacional e a propriedade coletiva no Brasil
– Debater a experiência brasileira recente, especialmente dos Programas Crédito Solidário, Minha Casa Minha Vida Entidades, Produção Social da Moradia e Assistência Técnica.
– Refletir a atuação do movimento de moradia nas instâncias de participação, especialmente o Conselho Nacional das Cidades e o Conselho Gestor do FNHIS, bem como os Conselhos locais.
O Seminário terá duração de 3 dias. A pauta se concentra na reflexão sobre o
 direito à cidade e à moradia, com diferentes visões e perspectivas da conjuntura política Nacional. Os debates serão focados em três eixos básicos de atuação da entidade:  Autogestão, Propriedade Coletiva e Direito á Cidade
A organização está a cargo de uma comissão formada por membros da coordenação nacional da UNMP.