Na última semana, entre os dias 17 e 19 de abril, integrantes da coordenação da União Nacional por  Moradia Popular e União dos Movimentos de Moradia (UMM-SP), Fátima dos Santos e Graça Xavier, participaram do fórum ‘Cidades feministas: cuidados e sustentabilidade dos ecossistemas’, realizado na cidade de Bogotá, na Colômbia. 

Organizado pela Rede Mulher e Habitat da América Latina e do Caribe, e GRIPP, o evento reuniu mais de 50 acadêmicas, especialistas e lideranças políticas do continente para discutir sobre o futuro dos territórios a partir da integração do enfoque de gênero e políticas de cuidado.

No último dia do fórum, Graça e Fátima participaram visitaram a ‘Manzana del Cuidado’ (Quarteirão do Cuidado) do Centro de Bogotá e tiveram uma explanação sobre como a administração pública da cidade implementou o primeiro Sistema Distrital de Cuidado da América Latina.

As ‘Manzanas del Cuidado’ são áreas que concentram serviços para as pessoas cuidadoras e para as suas famílias e se inserem em um plano municipal para reconhecer, reduzir e redistribuir os trabalhos de cuidado não remunerados.