A União por Moradia Popular do Paraná, esteve presente na sessão pública do Fórum Social do Direito de Morar, realizado na manhã deste sábado (29), no Hotel Caravelle em Curitiba, diversos coordenadores da entidade tiveram a oportunidade de colaborar com a formação da Plataforma do Direito de Morar de Curitiba. A entidade foi representada na mesa dos trabalhos, pela sua coordenadora geral, Maria das Graças. Mais de 500 pessoas estiveram presentes no evento, entre dirigentes de entidades comunitárias de Curitiba e da Região Metropolitana, vereadores e representantes do Governo do Estado, como o Secretário de Estado de Relações com a Comunidade, Dr. Milton Buabssi e o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Carlos Moreira, o parlamento municipal foi representado pela Presidenta da Câmara Municipal de Campo Magro, vereadora Sueli Manfrom Bozza.

Maria das Graças em seu pronunciamento informou alguns encaminhamentos do Conselho Nacional das Cidades, realizado em 25 e 26/05, na qual esteve presente, representando a União Nacional por Moradia Popular e a UMP-Pr, e encaminhou a mesa dos trabalhos do FSDM quatro propostas para a Plataforma do Direito de Morar:

1- Realização de encontro com os candidatos a Governador do Estado do Paraná, para conhecer suas propostas na área de habitação e regularização fundiária urbana e apresentar a Plataforma do FSDM;

2- Realização de Sessão Pública do FSDM para debater o tema da moradia em Curitiba, convidando para o evento: COHAPAR, COHAB-CT, Caixa Econômica Federal, Ministério Público Estadual, Ministério do Planejamento, Ministério das Cidades e entidades e instituições públicas e privadas que atuam na área, para o mês de agosto de 2010;

3- Realização de convenio da UMP-PR com a COHAPAR, para realização de processos de Regularização Fundiária Urbana;

4- Viabilizar junto ao Estado do Paraná, recursos e estrutura para realização de Seminário Nacional sobre Autogestão e Reforma Urbana, em conjunto com reunião da Coordenação Nacional do Fórum Nacional da Reforma Urbana, em Curitiba, agosto de 2010.

Foi redefinido o Comitê de Organização do Fórum, e marcada reunião de organização de atividade, para 02/06, 15 horas, no Auditório da Cohapar, para definir atividade pública do Fórum, no dia 08/08, 15 horas, na Câmara Municipal de Curitiba, oportunidade em que o FSDM apresentará aos vereadores a Plataforma do Direito de Morar.

Veja as fotos aqui.