Maringá sediou o II Seminário de Habitação de Interesse Social da UMP Paraná, realizado domingo (03/11), na Câmara Municipal. O evento contou com presenças de lideranças do movimento de moradia, técnicos e acadêmicos de diversos Município da região norte e noroeste do Estado. A mesa de abertura foi coordenada pela UMP PR, com as representações de Evaniza Rodrigues – Caixa Matriz;  – Conselho Regional de Arquitetura Urbanismo – Walter Gustavo Linzmayer  – CAU PR; Paulo Marinho – Gerente Regional de Construção Civil da Caixa/Mr; Jair Bertoco – Gerente Regional de Governo da Caixa/Mr; Vereador Marcos Verri de Maringá; Deputado Estadual Ênio Verri; Beto Visoto – Prefeito de Paraíso do Norte; Sirlei Colerau – União Brasileira de Mulheres – UBM; Joseli Colaço – Central de Movimentos Populares do Paraná – CMP; Paulo Alexandre, Roland Rutyna e Maria da Graça Silva de Souza – coordenadores do Seminário.

 

No período da manhã, além da abertura oficial do evento, foi apresentado um breve histórico da luta pela moradia no Brasil e no Paraná. Giziane Rodrigues – coordenadora financeira da UMP e Regina Salete – técnica social da entidade, apresentaram um roteiro sobre os projetos sociais e execução dos mesmo, para o Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, ainda pela manhã, na mesa sobre novas tecnologias para his, a Arquiteta Stael Xavier, da Rede IVerde, apresentou a tecnologia wood frame; Rafael Paziani, da Construtora Advanced, apresentou a tecnologia de “parede de concreto montada no local” adotada pela empresa e André Veronese, da I Home, apresentou a tecnologia desenvolvida pela empresa.

A programação no período da tarde, foi um grande debate sobre o acesso das entidades aos recursos do Fundo de Desenvolvimento Social – FDS, apresentado por Evaniza Rodrigues e debatido entre a plenária e a seguinte mesa: Aurita Bertoli e Neuza Catarino, ambas da coordenação da UMP, Gustavo Linzmayer do CAU, Henrique Men Martins da Caixa/Gidur/Maringá e o engenheiro Edison Kuster Júnior, esta mesa foi coordenada por Orlando Bonette, coordenador da UMMP de Fazenda Rio Grande.

A Coordenação da UMP realizou reunião durante o evento, onde foram adotadas alguns encaminhamentos para o desenvolvimento e solidificação da entidade na região de Maringá, bem como, a realização de um processo de refiliação das entidades filiadas na UMP PR e na UNMP no Estado do Paraná.

– UMP na região de Maringá:
– Organização de um planejamento de ações na região;
– Iniciar um processo de refiliação das entidades e
– Organizar uma coordenação regional.

– Filiação de entidades na UMP Paraná:
– A coordenação estadual da UMP estará abrindo um processo de refiliação de todas as entidades filiadas na organização, para planejar um processo autogestionário de participação das entidades e assessoramento nos projetos de his em todo o Paraná.

TECNOLOGIAS APRESENTADAS NO SEMINÁRIO:
– Rede IVerde: http://www.redeiverde.com.br/
– I Home: http://www.ihome.ind.br/
– Advanced: http://construtoraadvanced.com.br/

Imagens: http://moradiapopular.com.br/fotos/?album=4&gallery=61

Projeto: Rede de Habitação de Interesse Social – REDEHIS 2013

Parceria:
Caixa Econômica Federal

Apoio ao evento:
– Prefeituras de Terra Boa, Prado Ferreira, Quinta do Sol, Paraíso do Norte e Jussara.
– I HOME – Sistema Construtivo Sustentável, Construtora Japurá, Londriterras, Construtora Ipanema, Construtora Advanced.
– Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST/PR, Câmara Municipal de Maringá.