A imagem é da mesa dos trabalhos do Congresso Estadual de organização da União Por Moradia ular do Estado do Paraná. Realizado em Apucarana – norte do Estado, em abril de 1997, com a presença da companheira Evaniza Rodrigues.

A entidade foi fundada em 23 de fevereiro de 1997, em Curitiba, na antiga Universidade Livre do Trabalhador – ULT, no Tarumã.

CONQUISTAS RECENTES – 2011/12:

– Assinatura de dois contratos do AT/FNHIS, para projetos de 1.372 moradias em Cornélio Procópio, 120 EM Campo Largo e 450 para Tibagi;

– Lançamento da Rede de Debates de Habitação de Interesse Social – REDEHIS, objetivando debates sobre moradia popular no Paraná, projeto que conta com as parcerias da Caixa Econômica Federal, Itapu Binacional e Prefeitura de Tibagi;

– Lançamento do site da entidade, para divulgar suas ações políticas e os programas habitacionais disponíveis para nossa população. O site faz parte do projeto da REDEHIS –  http://moradiapopular.com.br

– Representação do Estado no XII Encontro Nacional da UNMP – 43 delegados, eleitos no VII Encontro Estadual da UMP;

 

– Início das obras de 150 moradias – casas, em Apucarana – 2012.

 

 

BREVE HISTÓRICO DA ENTIDADE

A União por Moradia Popular do Paraná – UMP, fundada em 23 de fevereiro de 1997, na cidade de Curitiba, nas dependências da Universidade Livre do Trabalhador – ULT, por Associações de Mutuários e Moradores. Reuniu em sua fundação lideranças populares que representavam todas as regiões do Estado. É uma organização civil sem fins lucrativos, legalmente constituída, onde seus componentes são cidadãos e cidadãs oriundos dos movimentos populares que se propõe a lutar por democracia, pluralidade, solidariedade e defesa do direito à moradia, lutando pela eliminação do déficit habitacional e pela modificação das péssimas condições de vida dos Sem Teto em nosso Estado, e no País. A UMP-PR[1] foi criada com o objetivo de unificar os movimentos de moradia, de mutuários e sem teto de todo Estado do Paraná. Cumpriu um dos seus objetivos, unificando a luta dos mutuários do Sistema Financeiro da Habitação, especialmente dos programas PAIH[2], PEP[3] e PROHAP[4], que tiveram suas moradias com sérias denúncias de superfaturamento. A conquista foi à unificação das lutas dos movimentos de sem teto no interior do Estado e a renegociação dos financiamentos com a Caixa Econômica Federal.

Desde a sua fundação, a UMP-PR é filiada a União Nacional por Moradia Popular e Central de Movimentos Populares – CMP. Estando hoje habilitada junto ao Ministério das Cidades para viabilizar moradias em todo o Estado do Paraná, através do Programa Minha Casa Minha Vida-Entidades.  A UMP-PR trabalha hoje em projetos habitacionais de interesse social, para famílias com renda de zero (0) a três (3) salários mínimos, com prioridade para mulheres chefes de família.

Projetos em que a UMP vem atuando, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social FNHIS e Fundo de Desenvolvimento Social – FDS:

 

Projetos da UMP-PR – União por Moradia Popular do Paraná

Aprovados pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal

Município

Unidades

Parceria

Assinatura contrato

Empresa contratada

São José dos Pinhais

363

Prefeitura

Dezembro 2010

Ornato Arquitetura e Arte

Ponta Grossa

400

Prefeitura

Janeiro 2011

Construtora Piacentini Ltda

Tibagi

450

Prefeitura

Dezembro 2011

Contrato assinado

Apucarana

150

Prefeitura

EM OBRA

Construtora Ipanema

Cornélio Procópio

1.372

Prefeitura

Dezembro 2011

Contrato assinado

Campo Largo

120

Dezembro 2011

Contrato assinado

 

Destacamos importantes encontros realizados no âmbito Estadual:

O primeiro encontro (Congresso) foi em fevereiro de 1997 com a fundação da União por Moradia Popular do Paraná, com a aprovação do seu estatuto.

I – ENCONTRO: Curitiba – Encontro de Fundação – fevereiro 1997.

I – CONGRESSO: Arapongas – Congresso para aprovação de Estatuto, Coordenação e metas políticas – abril 1997.

II – ENCONTRO: Ponta Grossa – Eleição nova Coordenação – 1999

III – ENCONTRO: Curitiba – Eleição nova Coordenação / Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – 2005

IV – ENCONTRO: Curitiba – maio 2007 – Eleição de nova Coordenação

V – ENCONTRO: Curitiba realizado no dia 22 de maio de 2009, nas dependências do Hotel Caravelle, com a finalidade de votação para a alteração do Estatuto, eleição de nova coordenação e definição de agenda de lutas.

VI – ENCONTRO: Curitiba – 05 e 06 de dezembro de 2010, realizado no Hotel Promenade, destinado a eleição de nova coordenação, definição de agenda de lutas, debate sobre o Plano Diretor e Programa Minha Casa Minha Vida.

I – ENCONTRO DE MULHERES: Curitiba – 26 de março de 2011, realizado na sede da União por Moradia Popular – PR, que reuniu aproximadamente 50 mulheres, que receberam palestra sobre os Direitos da Mulher e a importância da participação das mulheres nas lutas sociais.

VII – ENCONTRO: Curitiba – 27 e 28 de maio de 2011, realizado no Caravelle Palace Hotel, reuniu delegados representantes de Municípios onde a entidade tem atuação.

CONQUISTAS DE 2011

01 – REDEHIS – A entidade lançou em agosto de 2011, no Município da Fazenda Rio Grande, o projeto Rede de Debates de Habitação de Interesse Social – REDEHIS, para aprofundar e divulgar os programas de HIS. Para 2012 o mesmo deverá ser ampliado, através de eventos e de debates em todas as regiões do Paraná.

O projeto tem como parceiros: Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional e Prefeitura Municipal de Tibagi.

02 – Produção de Moradias de Interesse Social no Paraná:

– 150 Moradias em Apucarana. Em obra.

– Contratos assinados com a Caixa Econômica Federal: 1.372 unidades para Cornélio Procópio, 450 unidades para Tibagi e 120 unidades para Campo Largo.

– 363 Moradias em São José dos Pinhais. A entidade aguarda análise da Prefeitura Municipal, para expedição de alvará de construção.

– 400 Moradias em Ponta Grossa. Os projetos estão em andamento, através da empresa contratada.

[1] UMP-PR: União por Moradia Popular do Estado do Paraná

[2] PAIH: Programa Federal de Ação Imediata da Habitação

[3] PEP: Plano Empresário Popular

[4] PROHAP – Plano de Habitação Popular