“Ao longo dos últimos dias, o grupo de apoiadores e representantes do poder público, diante da possibilidade legal da prefeitura, vem conversando e buscando alternativas de resolver a situação atual e evitar a violência, inclusive com a participação e tomada de responsabilidade da urbanização por parte do \Ministério das Cidades. Mesmo assim, a prefeitura mantém-se irredutível”.
 
Por decisão unânime das famílias do bairro e com a ajuda dos apoiadores, foi organizada uma manifestação seguida de acampamento no pátio principal da Prefeitura Municipal de Itabira. Várias barracas de lona foram montadas para acomodar cerca de 300 famílias que se revezam noite após noite.
 
A tarde de hoje (26/05/11) foi marcada por vários momentos de extrema importância para o ato. O prefeito que até então tinha uma conversa marcada com o bispo Dom Odilon e o Bispo emérito Dom Lelis Lara, resistia em receber a comissão constituída que está a frente do processo de negociação.
 
A partir de uma pressão feita pelos manifestantes na porta da prefeitura, a equipe foi recebida. A conversa foi dividida em dois momentos: 1º- uma conversa diretamente com os bispos e a comissão, sendo que esta foi dado um intervalo para que a comissão fizesse uma assembléia relâmpago para esclarecer e saber a opinião do povo. No 2º- momento voltaram a conversar para os encaminhamentos finais que estão a seguir:
 
-o prefeito sugeriu que as famílias foram contempladas no programa “Minha casa minha Vida”, e o povo disse que não queria morar em prédios e apartamentos, e sim em casas.
 
– que os bairros deveriam ser urbanizados e os lotes com metragem de no mínimo 200 metros quadram².
 
– que os lotes não fossem distantes de suas realidades.
 
-que só sairiam quando as casas estivessem prontas.
 
O prefeito recuou na segunda conversa, e manteve sua postura em cumprir a ordem judicial de despejo. A comissão após a nova assembléia de consulta popular decidiu por uma conversa com o Juiz e povo permanecerá acampado e resistindo. 
“Na luta a gente não colhe derrota, só perde quem não entra na luta”.
 
Itabira 26 de maio de 2011