Hoje, 11 de março, foi inaugurado o canteiro de obras do Residencial Maria Firmina, em Paço do Lumiar-MA. Este empreendimento é coordenado pela União por Moradia Popular do Maranhão e estão sendo construídas 340 casas. O financiamento é do Fundo de Desenvolvimento Social, atraves do Programa Crédito Solidário. Esta é mais uma conquista da luta e persistência da União.

A mesa foi composta pelo Governador do Estado, Prefeitura, Superintendência da Caixa, representantes das famílias, além de vários parceiros. A Intenção futuramente é poder conseguir contra partida local para conclusão das obras.

O nome do Conjunto é uma homenagem a Maria Firmina dos Reis, mulher negra, poetisa maranhense, que nasceu em 1825 e morreu em 1917, aos 92 anos de idade. Em 1859 publicou ÚRSULA, primeiro romance brasileiro anti-escravagista e primeiro escrito por uma mulher no Brasil, e, em 1871,CANTOS A BEIRA MAR. Maria Firmina foi uma mulher à frente de seu tempo que rompeu a barreira do preconceito, fundamentado no racismo e no machismo, e mostrou para o mundo a importância da literatura maranhense. Ao contrário do que era vigente na época, quando os homens, brancos e ricos iam para a Europa, estudar nas melhores faculdades, Maria Firmina provou que a busca pelo conhecimento não tem fronteiras físicas e deu ao mundo um romance recheado de denúncia de injustiças arraigadas na sociedade patriarcal brasileira e que tinham no escravo e na mulher suas principais vítimas.