Nos 3 dias finais trabalhamos com as oficinas, e em debates num teatro. A UNMP ficou responsável por animar uma oficina: “O Lugar dos Jovens na luta pelo direito a cidade”. Os Jovens da UNMP iniciaram a oficina, explicaram para as 3 Nacionalidades e diferentes representes de organizações que estavam presentes a ideologia da entidade, os trabalhos que desenvolvem e a importante participação do jovem nos debates políticos que envolvem o acesso à Cidade, e também para que possa continuar o trabalho da entidade. Cada organização teve um tempo para falar sobre sua organização, no final do 2º dia de debate fizemos um quadro com quais eram as dificuldades que a juventude tinha de acesso à cidade e quais seriam as soluções. Repassamos o Projeto que é desenvolvido no Paraná que é a divulgação dos programas habitacionais direcionados para entidades através da REDEHIS – Rede de Debate de Habitação de Interesse Social, distribuímos os impresso da REDE.
Foi repassado informações que no Brasil a juventude está presente nos comitês populares da Copa 2014, uma forma que dizer que se preocupam com o dinheiro publico que esta sendo investido neste mega evento. Tivemos como tradutora nas oficinas a companheira Mirelle da Recit. Participamos de “tribunas” momentos que os jovens de diferentes países contavam suas experiências de luta, alguns que já obtiveram sucesso e outros buscam apoio neste encontro para fortalecer a luta.
Para a Juventude da UNMP que esta se fortalecendo neste momento, onde cada Estado realizou o seu Encontro Estadual, no ano que vem realizaremos o Encontro Nacional da Juventude UNMP, o evento serviu de grande estímulo para que se trabalhe com mais vontade a partir de agora, para que os jovens sintam-se mais responsáveis pelo futuro do nosso Brasil. Trouxemos experiências novas que devem ser expandidas para o nosso País.