Entre os dias 28/10 à 03/11/2012 a delegação da Juventude da UNMP, com representantes  do Paraná, de Goiás e São Paulo, reuniram-se com jovens de mais 14 nacionalidades, aproximadamente 350 jovens participaram na Cidade de Zagora no Marrocos, do 5º Encontro Internacional da Educação Cidadã, com o tema: Como ajudar os Jovens a serem atores de um desenvolvimento humano e solidário.
Nos 3 primeiros dias os Jovens fizeram as integrações e socializações, foram feitas visitas culturais na cidade e também visitada as plantações de Tâmara, fruto típico da região, alguns projetos financiados pelo governo são para contribuir na produção das agrícola das famílias. Marroquinas desta região trabalham muito na agricultura produzindo a Tâmara, também foi feita visita no Deserto do Saara, uma forma dos jovens conhecer a realidade daquele povo, muita dificuldade para plantar e morar por conta do deserto, uma forma de denunciar e pedir ajuda a todas as federações ali presentes.

Nos 3 dias finais trabalhamos com as oficinas, e em debates num teatro. A UNMP ficou responsável por animar uma oficina: “O Lugar dos Jovens na luta pelo direito a cidade”. Os Jovens da UNMP iniciaram a oficina, explicaram para as 3 Nacionalidades e diferentes representes de organizações que estavam presentes a ideologia da entidade, os trabalhos que desenvolvem e a importante participação do jovem nos debates políticos que envolvem o acesso à Cidade, e também para que possa continuar o trabalho da entidade. Cada organização teve um tempo para falar sobre sua organização, no final do 2º dia de debate fizemos um quadro com quais eram as dificuldades que a juventude tinha de acesso à cidade e quais seriam as soluções. Repassamos o Projeto que é desenvolvido no Paraná que é a divulgação dos programas habitacionais direcionados para entidades através da REDEHIS – Rede de Debate de Habitação de Interesse Social, distribuímos os impresso da REDE.

Foi repassado informações que no Brasil a juventude está presente nos comitês populares da Copa 2014, uma forma que dizer que se preocupam com o dinheiro publico que esta sendo investido neste mega evento. Tivemos como tradutora nas oficinas a companheira Mirelle da Recit. Participamos de “tribunas” momentos que os jovens de diferentes países contavam suas experiências de luta, alguns que já obtiveram sucesso e outros buscam apoio neste encontro para fortalecer a luta.

Para a Juventude da UNMP que esta se fortalecendo neste momento, onde cada Estado realizou o seu Encontro Estadual, no ano que vem realizaremos o Encontro Nacional da Juventude UNMP, o evento serviu de grande estímulo para que se trabalhe com mais vontade a partir de agora, para que os jovens sintam-se mais responsáveis pelo futuro do nosso Brasil. Trouxemos experiências novas que devem ser expandidas para o nosso País.