Participaram da abertura solene o representante da companhia de Ãgua do ES Cesan – senhor Jonas Santana, a representante do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura senhora Suzie, o Vice Presidente do Conselho Municipal do Idoso senhor Edgar Rufino, representando o Conselho Comunitário de Vila Velha CCVV – senhora Lindomar Scalfoni, o Presidente do Conselho Popular de Vitória CPV e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares, FAMOPES – senhor Valdemar Cunha, Presidente do Conselho dos Deficientes – senhor Ronaldo Almeida, a representante do Vereador da Câmara de Vila Velha Joel Rangel – Doutora Marlucia, o representado os Artesão do ES – senhor Valdemir, a senhora Coordenadora do Setor do Bairro Santa Rita, a Coordenadora do Setor do Bairro Jaburuna, a Coordenadora Estadual da União Brasileira de Mulheres do ES – senhora Luciana, do Coordenador do Movimento Negro do Estado e representando os Direitos Humanos do ES senhor Laureni, do representante da Federação dos Movimentos Populares da Serra – senhor Oscar Lopes de Lima, o representante da Federação dos Movimentos Populares do Município de Colatina – senhor Francisco Zaneti onde todos falaram das vitórias e dos problemas encontrados no dia a dia.
No dia 03 de maio – teve inicio as 9. 00 com uma homenagem surpresa da família do senhor João dos Santos , em seguida foi feito a composição da mesa, com a senhora Coordenadora Edilza, o senhor Coordenador Orlando e com o senhor Coordenador João dos Santos, que Coordenou os trabalhos e convidando o senhor Oscar para falar sobre os trabalhos do município da Serra, logo após ele leu e colocou em apreciação o regimento interno do 1º Encontro da UNMP /ES, em seguida foi aprovado as modificações. Logo após foi divido os trabalhos em grupo onde trabalhamos oficinas temáticas abordando os temas: Moradia Idoso, Moradia e Reforma Urbana, Moradia e Gênero, Moradia e Juventude, Moradia e Negritude, acesso a Terra Urbanizada. Foram discutidas as Estratégias de Atuação e o Plano de Ação da UNMP /ES para 2008 e 2009, com os grupos. Os resultados foram apresentados para o debate com a plenária.
– Garantir recursos permanente para Habitação
– Criar uma lei que garanta os Recursos Financeiros, para os Governos Federal, Estadual e Municipal, para as famílias de baixíssima renda.
– O Acesso a Terra Urbanizada, que as Terras Destinadas a Habitação, que elas sejam legalizadas, evitando assim problemas futuros para os moradores e que seja ocupada através de projetos com Infra estrutura completa de uma moradia digna.
– Fazer reuniões exigir que os Governos, Estadual e Municipal estejam prontos a discutir os problemas de Habitação para o melhor do Município, fiscalizando e evitando assim as ocupações desordenadas, causando destruição a natureza e causando problemas futuros.
– Que seja obrigatório os órgãos Públicos cumprir o Orçamento destinados a Habitação, destinando 1% para o Fundo Estadual de Habitação, para Construir novas Moradias para as famílias de Baixa Renda.
– Que os Movimentos organizados sejam fortalecidos, tendo Assessoria Técnica e Projetista dentro da Moradia.
– Exigir que os Governos, Federal, Estadual e Municipal construa casas para famílias de baixa renda, garantindo a moradia Digna para todos.
– Garantir que os direitos dos Deficientes sejam respeitados, garantindo o direito de ir e vir que é garantido na Constitucional seja respeitado pelos Governantes.
– Construir áreas de Lazer, Praças, Cursos Profissionalizantes para os Jovens iniciantes na Profissão.
– Criar critérios para garantir que a família que adquiriu a casa não venda, nem troque, e garantir que o direito adquirido permaneça com os filhos e dependentes.
– Que a UNMP / ES, seja constituída com uma sede equipamentos para funcionar descente.
– Criação de Crédito com o fundo Estadual e Municipal de Habitação, para famílias de Baixa Renda.
– Garantias de Moradias de tipos e tamanhos diferentes.
– Lutar pela isenção das taxas Cartoriais, para as famílias de Baixa Renda.
– Garantir a liberação dos recursos antes da execução das Obras.
– Fim das cauções para famílias de Baixa Renda
– Qualidade de vida com acesso a Cultura, Musica e Arte e Religiosa, contra o Racismo.
– Programa de Habitação para os Idosos desamparados do apoio familiar, com Moradias com acompanhantes escolhidos pelos Movimentos Organizados.
– Criar conselhos Estadual e municipais que tenham a composição de forma paritária, com caráter deliberativo e garantam a participação da sociedade civil organizada;
– Defender que os Planos de Habitação se transformem em instrumentos legais, de modo a obrigar os gestores públicos a cumpri-los, através de metas e orçamentos concretos;
– Intensificar a capacitação das lideranças no que se refere a formação de lideres das associações dos setores organizados da UNMP / ES.
– Lutar por planos municipais e estadual de habitação, articulados com planos de saneamento, com planos de mobilidade, transporte e os planos diretores, que atendam as famílias com renda até 3 salários mínimos, e em especial as pessoas idosas, mulheres e pessoas com deficiência;