Durante a Caravana Nacional da Moradia em Brasília, no marco do aniversário de 60 anos da luta pela Reforma Urbana no Brasil, lideranças da União Nacional dos Movimentos por Moradia Popular (UNMP) visitaram secretarias e ministérios do Governo Federal para cobrar prioridade e mais investimento para o Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades (MCMV), e exigir mais parceria com os Movimentos nos projetos do PAC Favelas e projetos de regularização fundiária.

No Ministério dos Direitos Humanos, a União foi recebida pelo ministro da pasta,  Silvio Almeida, que ouviu dos militantes relatos de violência e a crescente “milícialização” dos territórios que ameaçam lideranças de favelas e ocupações. A União levou ao ministro três revindicaçòes principais: Acompanhamento da situação dos atingidos pelo desastre do litoral norte do estado de São Paulo, fortalecimento da política de proteção de militantes da defesa do Direitos Humanos e direito à moradia, e articulação para a realização da reunião entre  a UNMP e os Movimentos da  PopRua para ampliação dos programas Moradia Primeiro e MCMV-Entidades. 

Na Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça (Saju/MJSP), a comissão foi recebida pelo diretor Dr. Jonata Galvão e  Dra.  Daniela Reis, Coordenadora de Prevenção de Conflitos no Campo e na Cidade. O grupo debateu a situação dos conflitos fundiários urbanos no Brasil e as medidas urgentes de enfrentamento no âmbito federativo. 

As lideranças estiveram ainda no Ministérios das Cidades, para pedir o acompanhamento dos casos, o estabelecimento de um fluxo ou protocolo dos casos de despejos para que se possamos monitorar os encaminhamentos, foi sugerido também uma linha de apoio para a advocacia popular para atuação nos conflitos e ainda a organização de um Seminário Nacional Sobre Conflitos para que possamos fazer um balanço da atuação do governo, bem como,  estabelecer um programa permanente para o enfrentamento dos casos que surgirem. 

A União continuará alerta e em luta, nas ruas e quebradas e dialogando com o poder público para garantir investimentos em moradia e casa para todas e todos.