Entre os dias 26 e 27 de julho, o coordenador paulista da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Sidnei Pita, esteve no Ceará para participar de atividades que reforçam a organização da atuação do movimento no estado. 

Em Fortaleza, Sidnei participou da primeira reunião coordenada pelo MST (Movimento Sem Terra) no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto para um debate sobre conjuntura política no país e estratégias para o avanço das políticas públicas na área de Habitação de Interesse Social, com foco no direito à cidade, sustentabilidade e meio ambiente.  

Participaram do debate o coordenador do mandato do deputado estadual do Ceará, Missias do MST; o representante da Ação Popular e o pré-candidato a vereador de Fortaleza, João Aglaylson; e o coordenador nacional da Central de Movimentos Populares, Thiago Celestino. Para a manutenção dessa experiência de atuação conjunta, foram encaminhados um encontro de militantes e coordenadores da Associação de Moradores do Jardim Jatobá, e a oficina sobre autogestão em moradia popular. 

No sábado, dia 27, o coordenador nacional esteve na Plenária Morar Bem, na cidade de Juazeiro do Norte, para a formação da UNMP local. Um momento histórico compartilhado com militantes de luta e que agora segue mais forte na construção de movimentos pelo direito à moradia digna através de uma perspectiva nacional de organização e mobilização.