Rua Carlos Gomes, 901
CENTRO – SALVADOR – BA
CEP : 40.060-035
Tel : +55 (71) 3328-4821

e-mail : uniaomoradia@ibest.com.br

Site : http://ba.unmp.org.br/

Coordenadores Nacionais

Sérgio Bulcão
Zulmira Barros de Oliveira (Mira)

Histórico

Em 1999, alguns líderes de bairros, tendo como base a insatisfação social reuniram-se para construir a atual UNIÃO DE MORADIA POPULAR DE BAHIA.Com o objetivo de tentar organizar as diferentes comunidades com problemas habitacionais em Salvador, criando um movimento social forte que pudesse apoiar as reivindicações dos bairros a fim de melhorar as condições de vida das pessoas que moram em locais populares. Por conseguinte, foi iniciado um contato com a entidade nacional, a UNMP (União Nacional de Moradia Popular), que atualmente comporta 21 estados brasileiros. Com o apoio da UNMP foram organizados vários seminários de formação e de capacitação e hoje a UMP- Bahia faz parte da realidade da cidade de Salvador, fazendo várias intervenções junto aos órgões públicos responsáveis pelos problemas relacionados à  habitação. Trabalhando com diferentes projetos na busca por alternativas para implantação de políticas habitacionais e aprimoramento do senso crítico para a população de baixa renda.

A União Por Moradia Popular-UMP-BA é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada oficialmente no dia 02 de janeiro de 2004. A partir da união dos/as fundadores/as, criou-se a direção da UMP BA, formada por lideranças que apoiavam as reivindicações e lutas do seu próprio bairro. Uma coordenação composta por 17 membros que se reúne quinzenalmente, para discutir os programas, suas linhas de ação e conduções, assim como, os projetos e os seus desenvolvimentos. A coordenação está organizada como um colegiado; promovendo uma democracia integral onde todos e todas se beneficiam do mesmo direito de falar, ouvir, colocar suas propostas. Posteriormente, buscando ouvir os movimentos que desenvolvem projetos e que estão articulados com a UMP-BA.

Como resposta a uma luta de muitos anos de diálogos realizados entre os Movimentos de Moradia de Salvador e o Ministério das Cidades estamos realizando o único projeto do Governo Federal onde é possível o desenvolvimento através de mutirão e autogestão, devido os recursos serem repassados diretamente para a associação responsável pelo programa e geridos pelos beneficiários. Serão construídas 658 casas em regime de mutirão com recursos habitacionais do Projeto Crédito Solidários, do Governo Federal através da Caixa Econômica Federal. Atualmente encontra-se em regime de assinatura de contrato com mutirantes de um dos projetos e outro com início de obras.

Trabalhamos também com assentamentos precários lutando pela urbanização dos mesmos e organizando trabalhos comunitários, como cooperativas de geração de renda, trabalho com jovens e adolescentes, etc.

Coordenação Estadual

Antonio Aldebaran Conceição Falcão – Coordenador Geral
Raimundo Silva – Tesoureiro
Sérgio Silva Bulcao – Coordenador de Projetos
Marli Carrara – coordenadora de formação

Instâncias da entidade

Reunião de coordenação colegiada – todas as 3as feiras – tem como objetivo deliberar e encaminhar a agenda de luta da entidade

Assembléia dos empreendimentos – quinzenalmente – reúne os mutirantes de cada um dos projetos.

Conquistas

Nome do projeto / ocupação N° de famílias Programa habitacional Orgões envolvidos Situação atual
Mutirão Paripe 236 Crédito Solidário Municipal / Estadual / Federal Obras iniciadas
Mutirão Estrada Velha 312 Crédito Solidário Estadual / Federal Em contratação
Mutirão Lauro de Freitas 60 Crédito Solidário Federal Em trâmite
Mutirão Feira de Santana 50 Crédito Solidário Federal Em trâmite
Dias Melhores 300 Estadual Em negociação