Durante ato, o presidente da república lançou o projeto que destina imóveis públicos sem uso para habitação popular
Companheiros e companheiras, no último dia 26 de fevereiro, no Palácio do Planalto, em Brasília, o Presidente da República, Lula, lançou em ato o Programa de Democratização dos Imóveis da União, iniciativa que prevê a destinação de imóveis públicos para interesses sociais, na presença de autoridades e representantes dos movimentos populares de moradia. A Bartiria (CONAM), o Sidnei Pita (UNMP), a Neidinha (CMP), o Paulo André (MNLM), o Taison (MDT), a Poliana (MLB) e o Rud (MTST), estiveram presentes na cerimônia.
Visando destinar imóveis sem uso para uso popular, o Governo Federal apresentou durante ato o Programa de Democratização dos Imóveis da União, prevendo cerca de 300 dos 500 imóveis pertencentes à União para iniciativas que estabeleçam a nova finalidade dos espaços, como moradia popular, atividades esportivas, educação e cultura.
Representantes dos movimentos populares de moradia
Durante o ato foi garantido às prefeituras e os movimentos populares a participação na aprovação das iniciativas que ocuparão os imóveis da União. As aprovações deverão acontecer por meio de debates, acompanhamentos e articulações com outros órgãos de governo, como o INSS, para a destinação de imóveis para as políticas públicas, em especial às moradia social e programa de aceleração do Crescimento PAC.
Presença dos Movimentos de Moradia
A presença dos líderes da UNM, CMP, CONAM, MDT, MLB, MNLM e MTST foram fundamentais no ato. Fomos peças fundamentais na cerimônia, uma vez que geramos grande visibilidade na mídia e ganhamos o apoio do Presidente Lula, que assinou a carta de anuência do Imóvel da Rua Sara RJ, juntamente com o Marcelo da CMP do Rio de Janeiro, para numa ação coordenada, entre as entidades urbanas presentes.
Após o encontro com o presidente, nós, movimentos sociais, tivemos uma reunião com o Ministro Márcio Macedo, que enviou a nossa solicitação ao departamento responsável.
A nossa Luta não para!
Assista o Ato completo aqui.