O Serviço Latino-Americano, Africano e Asiático de Habitação Popular / SELAVIP selecionou para apoiar financeiramente parte do Projeto “MORANDO MELHOR”, elaborado pela Associação São Francisco de Assis, entidade filiada à UNIÃO PARÁ no bairro do Telégrafo em Belém.
O Projeto objetiva promover melhorias na habitabilidade em moradias precárias existentes na comunidade, selecionando 53 famílias carentes para desenvolver o processo de autogestão na construção das melhorias.
O MORANDO MELHOR sustenta-se na constatação de que na comunidade há uma excessiva saturação do espaço habitado, demonstrando os fenômenos subjetivos de territoriedade e privacidade citados na maioria dos referenciais teóricos para caracterizar habitação.
O número médio de famílias por unidade habitacional ultrapassa 2,24 e indica cerca de 4,30 pessoas por família, transformando a casa em verdadeiros conglomerados humanos e colocando como principal bandeira de luta atual da comunidade a alteração no espaço habitado, seja com a aquisição de casa extra (de acesso bem mais difícil) ou na ampliação dos cômodos, melhorando a habitabilidade da família.