CNBB define que Campanha da Fraternidade de 2026, vai tratar do tema da direito à moradia!

Nestes últimos 12 anos mais que triplicou o número de pessoas vivendo em favelas no Brasil, o preço da terra aumentou, a especulação imobiliária expulsa os mais pobres dos centros urbanos, aumentando o número de pessoas ameaçadas de despejos.

Na Pandemia a Campanha Despejo Zero mapeou mais de 1,5 milhão de famílias estão ameaçadas de despejos no Brasil, enquanto nas cidades existem mais 11 milhões de imóveis vazios. A necessidade de uma moradia imediata atingem mais de 6 milhões de famílias brasileiras, e existem hoje mais de 300 mil pessoas em Situação de Rua em todo país. Mesmo com o programas, como o Minha Casa, Minha Vida, o déficit habitacional tem aumentado nos últimos anos.

Diante deste quadro alarmante da realidade habitacional brasileira, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, aprovou em sua atual reunião, que tema da Campanha da Fraternidade de 2026, será: Fraternidade e Moradia: “E veio morar entre nós” (Jo 1,14).

Para nós, militantes da luta moradia, será uma grande oportunidade para refletirmos em todo Brasil sobre este tema tão essencial para vida do povo brasileiro e também fortalecer ainda mais a nossa luta pelo direito à moradia digna e pela reforma urbana.

Vamos acompanhar com muita atenção e participação todo este processo preparatório, parabéns a CNBB, parabéns a Pastoral Nacional de Favelas e Moradia. Vamos com muitos animação construir desde já esta Campanha da Fraternidade!