DOMINGO, 14 DE ABRIL DE 2024
15h – Ato de Lançamento no Terreno da Av. 24 de Maio
Nosso ato foi significativo para a cidade e para a União por Moradia Popular. Para várias famílias, foi o primeiro momento de se reunir no terreno onde será materializado o sonho de toda uma vida de luta, exclusão e discriminação. Recebemos aproximadamente 100 pessoas, entre pessoas e famílias cadastradas, além de alguns apoiadores de partidos políticos e de instituições de educação da cidade. Fabiano Benites, que está puxando os trabalhos da União por Moradia Popular na cidade, e Rogério Benites, que é da direção estadual do PSOL, puxaram um cerimonial, chamando os apoiadores políticos para fazerem uma fala breve sobre o momento. Na sequência, Ezequiel, Zoe e Douglas fizeram falas sobre a importância da conquista das 100 Unidades Habitacionais para Livramento, sobre a importância das cooperativas habitacionais como a Coopsul nesse contexto e sobre a necessidade da participação e da mobilização na construção desse sonho. Ao final, tiramos dúvidas sobre os próximos passos da nossa caminhada. Para nós, ver o terreno cheio de cadeiras de praia e de bancos que as pessoas trouxeram foi uma alegria! É a semente da autogestão!.
Imagem: vista da proposta preliminar do empreendimento:
Imersão em Sant’Ana do Livramento / Foto: ato de comemoração da conquista
18h -Visita às ocupações Anacleta e Lago do Batuva
Na sequência, pelas 18h, fomos visitar duas ocupações: A Anacleta, que é uma ocupação já mais consolidada, com água e luz, resiste com 15 famílias, onde conversamos sobre como podemos apoiar a luta, visto que eles têm demanda por resistir na comunidade e por regularização fundiária. As casas são bem consolidadas. A outra ocupação foi no Lago do Batuva. Escutamos da luta da comunidade, que também é em um terreno da prefeitura. Essa ocupação é mais recente, ocuparam no meio da pandemia, as casas estão ainda se estruturando, em barracos. A prefeitura alega que a ocupação está em área verde, próximo à Lagoa Batuva.
Imersão em Sant’Ana do Livramento / Foto: visita nas ocupações Anacleta e Lago do Batuva
SEGUNDA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2024
09h – Entrevista na Rádio A Plateia
Acordamos e fomos direto para a Rádio A Plateia. Na mesma manhã teria entrevista com nós e com os movimentos envolvidos nos outros dois empreendimentos aprovados para Livramento. A entrevista foi importante, conseguimos abordar os pontos principais da chegada da União na cidade, e falar sobre alguns pontos sobre o empreendimento aprovado, sobre a importância do Minha Casa Minha Vida Entidades, sobre a qualidade dos empreendimentos e a importância da participação.
Foto: Zoe Braz, Rogério Benites, Fabiano Benites e Ezequiel na Rádio A Plateia
13h – Reunião com as ocupações Anacleta e Lago do Batuva
Pelas 13h, nos reunimos com os moradores da ocupação do Lago do Batuva, e Fabiano chamou a liderança da Anacleta também. Foi um encontro de quase 2h, onde escutamos as histórias das duas ocupações e as demandas das moradoras. A maioria mulheres, mães solo, jovens, com menos de 30 anos e dispostas para lutar. Fizemos uma proposta de iniciar nessa aliança, das comunidades se juntarem à União por Moradia Popular.