Acontece, no período de 24 a 27 próximos, o XII Encontro Nacional da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), no SESC Venda Nova, à Rua Maria Borboleta, sem número. O tema do Encontro será “Moradia, Autogestão e Socialismo na Luta pelo Direito à Cidade”. A expectativa de público é de mil pessoas.

O evento é promovido pela União Nacional por Moradia Popular, acontece a cada três anos e reúne representantes de todo o Brasil. Em pauta, um balanço das atividades, por estados, das atividades definidas no último Encontro.

A abertura do Encontro, (24.11) será às 19h e contará com representantes dos Movimentos Nacionais e do Poder Público, além de uma apresentação cultural dos estados. No dia 25, os trabalhos serão abertos às 10:30 com uma palestra sobre a análise de conjuntura, ministrada por Nilmário Miranda. Em seguida, terá a palestra “Socialismo e Autogestão em Habitação”, além de reuniões das Secretarias de Juventude, Mulheres e Negritude da UNMP e de articulações de apoio à luta pelo direito às cidades.

Já no sábado, o painel “Luta pelo direito à cidade” será proferido pela argentina Maria Lorena Zárate, presidente da Coalizão Internacional do Habitat. No mesmo dia, acontecerão 20 oficinas temáticas, promovidas pelos estados, paralelamente. Entre elas: Moradia é Central, Juventude e Moradia, Gênero e Moradia, Economia, Orçamento Público e Autogestão, Negritude e Moradia, Moradia e Meio ambiente.

No dia 27, o evento acontece de 9h às 12:30. Será lida a Carta Latino Americana, com aprovação da Agenda de Lutas para os próximos três anos.

Visite o site da UNMP: www.unmp.org.br