Esta semana, a União Nacional por Moradia Popular esteve presente no Intercâmbio Internacional de Mulheres Líderes da América Latina pelo Direito à Cidade, evento organizado pelo Desco (Centro de Estudos e Promoção do Desenvolvimento), em Lima, Peru. Na mesa de abertura do evento, a UNMP foi representada por Graça Xavier, que integra a coordenação nacional do movimento e da Rede Mulher e Hábitat da América Latina e Caribe. 

O evento promoveu um encontro para ouvir as vozes que têm pautado a agenda política das mulheres na América Latina, de olho no pós-pandemia e nas demandas das mulheres. Durante dois dias, cerca de 60 organizações sociais de base, vindas do Peru, Chile, Argentina, Colômbia, Bolívia, Brasil e Guatemala, debateram formas de fomentar mais espaços de diálogo e mobilização social entre e para as mulheres, na busca por mais espaço nas instâncias de poder, governabilidade e luta pela democracia. 

No intercâmbio foram levantadas propostas e soluções para as lacunas de desigualdade que afetam de forma crítica as mulheres urbanas na América Latina e as ações urgentes que estão sob responsabilidade das autoridades competentes e que, portanto, exigem permanente articulação coletiva para vigilância social.  

As mulheres compartilharam formas de negociação, mobilização, comunicação e incidência política que tem realizado em suas localidades, a fim de fortalecer a participação cidadã e política das mulheres em um contexto de alta vulnerabilidade. 

O espaço promoveu às lideranças a troca de experiências para construírem, juntas, um conceito de cidade com enfoque de gênero e interseccionalidade, analisando criticamente as vivências em torno da defesa da promoção de direitos para as mulheres.

Para isso, contou com a participação de representantes de entidades líderes no pensamento de cidades feministas e de pautas como cidade, segurança, saúde, qualidade de vida, desenvolvimento urbano e ambiental, educação e cultura, emprego digno, participação política e combate à violência de gênero.

“Fomos super bem recebidas e o encontro foi muito produtivo para avançarmos em políticas locais e globais. Pude entregar à Ministra das Mulheres do Peru e à equipe organizadora do Intercâmbio, o livro da Autogestão lançado no ano passado pela UNMP e a Revista das Mulheres, produzida pela Secretaria de Mulheres da UNMP. Também realizei visitas em comunidades com moradia precária de Lima. E apresentei o PL da Autogestão 2416/2021, elaborado pela União como forma de avançar em uma política habitacional para as pessoas de baixa renda e protocolado em outubro do ano passado. O PL causou grande interesse na Ministra das Mulheres do Peru, Diana Tupac, e isso é excelente, porque nos permite não só tirar uma agenda de luta social entre movimentos, mas também avançar na própria política de habitação com governos”, comenta Graça Xavier, da UNMP.

Além das organizações sociais, estavam presentes a Ministra das Mulheres do Peru, Diana Miloslavich Tupac, a Presidenta de DESC, Delmy Poma, a representante do CISCA Argentina, Paola Blanes Ojea, e Alejandra Garcia Ovídio, da Regional do Município Lima.