No próximo sábado, dia 5 de dezembro, a partir das 9h (horário de Brasília), acontecerá o “Fórum virtual de lideranças feministas em territórios latino-americanos: lutas territoriais para o direito à cidade”, com transmissão pela página de Facebook da União Nacional por Moradia Popular (facebook.com/uniaonacionalpormoradiapopular). 

O evento procura gerar intercâmbios e debates entre mulheres e organizações de base territorial de seis países latino-americanos, com o objetivo de fortalecer as análises sobre os problemas e as realidades comuns e particulares que se enfrentam nos diferentes países no que se refere ao direito das mulheres à cidade e os territórios. Também busca resgatar e tornar visíveis as lutas e resistências que as organizações de mulheres e as feministas nas organizações sociais vêm desenvolvendo para enfrentar esses problemas.

Entre as presenças confirmadas estão: Maite Rodriguez Blandon (Red Mulher y Hábitat de América Latina y el Caribe), Graça Xavier (bacharel  em Direito, integrante da coordenação  da União  Nacional  Por Moradia Popular e da Red Mulher y Hábitat de América Latina e Caribe), Ana Paula da Silva, da Secretaria de Mulheres da União Nacional Por Moradia Popular, Raquel  Rolnik  (urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) e Ana Falú (arquiteta, integrante do CISCSA – Ciudades Feministas, ex diretora da ONU Mulheres).

O fórum é idealizado pela União Nacional por Moradia Popular (Brasil); Red Mulher y Hábitat de América Latina y el Caribe; SUR Corporación de Estudios Sociales y Educación (Chile); Fundación AVP para el Desarrollo Social (Colombia); CISCSA – Ciudades Feministas (Argentina); Centro de Intercambio y Servicios Cono Sur (Argentina); Colectiva Feminista para el Desarrollo Local (El Salvador); Centro de la Mujer Flora Tristan (Perú); com apoio do Fondo de Mujeres del Sur (FMS) e Liderando desde el Sur (LDS).

Realidade brasileira em destaque

O evento terá dois momentos, sendo o primeiro bloco proposto como um espaço de troca e debate sobre o contexto brasileiro, a partir das contribuições de companheiras integrantes da União Nacional por Moradia Popular de 16 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Cada estado será representado por uma exposição (fala) de 5 minutos.

Em algumas cidades, pequenos grupos acompanharão a transmissão presencialmente, para evitar aglomerações em um só local, seguindo as orientações de saúde contra  o contágio da Covid-19. [Caso queira acompanhar presencialmente informe-se com o movimento de moradia vinculado à UNMP de seu estado qual o endereço e como colaborar com a organização do evento.]

Também durante o fórum virtual acontecerá o lançamento da revista feminista “União em luta no Direito à Cidade”.

  Programação  
1° Bloco – Debates e desafios no contexto brasileiro Moderadora: Graça Xavier / Ana Paula da Silva
9hAbertura.  
9h15Introdução e apresentação do dia.  
9h25Apresentação dos estados brasileiros participantes do fórum.  
10h25Análise da situação da realidade brasileira e da América Latina.  
2° Bloco – Trocas latinoamericanas
11hApresentação Red Mulher y Hábitat de América Latina y el Caribe, com Maite Rodríguez Blandón.
11h10Apresentação do Projeto Mulheres construindo movimentos desde suas diversidades, com Marisol Dalmazzo.
11h20Experiências concretas positivas dos seis países participantes do evento (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, El Salvador).  
12hDiscussões: espaço para trocar informações, fazer perguntas, compartilhar experiências.  
13hEncerramento.  

MULHERES DA UNIÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA DE SÃO PAULO EM LUTA!

NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO À CIDADE.