Nos dias 13, 14 e 15 de Abril de 2008, ocorreu o 4° Encontro Estadual do MTST-filiado à União Nacional por Moradia Popular – UNMP, no Hotel Campestre, em Camaragibe – PE.

No dia 13, tivemos as boas vindas e o credenciamento dos delegados. Tivemos as presenças ativas e participativas de convidados de Sergipe, Jorge e Ivanildo, e de Brasí­lia, Carlos Roberto. Em seguida houve apresentação do filme Margem do Concreto, assistido pela nossa militância com muito entusiasmo.
Participaram da abertura solene, no dia 14, o representante do Prefeito do Recife, secretário de Saneamento, Jorge César B. dos Santos, a secretária de Habitação do Recife, Prof.ª Isabel Viana, o representante da secretaria das Cidades (CEHAB-PE), Jorge Carreiro, o vereador do Recife e da base do nosso movimento, Luiz Helvecio, representantes da Caixa Econômica, Tarcito Quadros, FASE-PE, Prof. Francisco Mesquita de Oliveira, da CMP, Serginaldo Silva, da GRPU, Paulo Ferrari, do secretário e presidente do PCdoB, Eduardo Guerra. Em seguida, apresentamos o documentário da Mobilização do Dia Mundial de Habitat em Recife e no Brasil.

Foi feita uma análise da conjuntura polí­tica com o Professor Francisco Mesquita de Oliveira. Logo após, abrimos para o debate com a plenária.Ainda no dia 14, tivemos um Painel de Balanço dos Avanços e Entraves do MTST em Pernambuco, trabalhando com a dinâmica de três grupos e apresentando os resultados em plenária. A noite cultural do nosso 4° Encontro Estadual foi bastante animada e divertida.
No dia 15, trabalhamos oficinas temáticas abordando os temas: Moradia e Violência Urbana, Moradia e Reforma Urbana, Moradia e Gênero, Moradia e Juventude e Moradia e Eleições. Trabalhamos em grupos com a presença dos facilitadores Lívia Miranda – FASE, Auta Geane-ETAPAS, Janaina Granja – Gabinete do Vereador Luiz Helvecio, Lucia Siqueira – Arquiteta e Urbanista e Otavio Calumbi – CENDHEC.

Foram discutidas as Estratégias de Atuação e o Plano de Ação do MTST para 2008 e 2009, com três grupos. Os resultados foram apresentados para o debate com a plenária.

O processo de eleição foi bastante tranqüilo, levando sempre em consideração a questão de gênero e participação ativa na vida do movimento. Foram eleitos para os próximos dois anos: Marcos Cosmo, Orlando Francisco, Francisco da Silva, Lí­dia Brunes, Ana Paula, Rosa de Lourdes, Humberto Martins, Jailton Serafim, Ana Fortunato e Severina Antonia, Salatiel Brandão. Na primeira reunião dessa nova coordenação, são eleitos os dois representantes para a direção nacional da UNMP.

O encerramento aconteceu em clima de muita emoção, abraços e cânticos para alimentar o sonho e a perspectiva dos avanços da luta cotidiana.