A União Nacional por Moradia Popular participa deste V Forum Urbano Mundial e do Forum Social Urbano trazendo na bagagem a luta e a vida dos movimentos, dos bairros, ocupações, mutirões que lutam todos os dias pelo direito à cidade.

O FUM nos convida para debater  a “união do espaço dividido” e afirmamos que isso só pode acontecer rompendo as estruturas feitas para segregar e excluir. As cidades são hoje geridas como se fosse uma grande empresa, dando lucro para poucos. A UNMP se une a diversas entidades populares, redes, ong´s etc que acreditam que é possível construir um outro modelo.

Nós acreditamos na participação organizada e autônoma dos cidadãos, através de seus movimentos e organizações que pode elaborar e implementar políticas e planos que promovam a eliminação das grandes disparidades de riqueza e poder nas nossas sociedades.

Defendemos que a cidade que promova a equidade de gênero, onde mulheres e homens são agentes promotores de justiça social.  Cidades que abram espaço para o impulso criador da juventude urbana e que respeitem e valorizem seus idosos.

Defendemos a cidade do cidadão e da cidadã, que não é mercadoria, nem território de espoliação. Lutamos todos os dias por cidades justas e solidárias, onde direito à cidade não seja apenas palavras em faixas ou publicações, mas realidade do dia-a-dia.

Veja aqui o Jornal que a UNMP preparou para o Forum Urbano Mundial e Forum Social Urbano, com algumas das atividades que iremos participar: icon Jornal_FUM